Bem, vocês já devem ter percebido que mudei o horário das minhas publicações. Agora não são mais às 20 horas mas às 10 horas.

E por isso tive a ideia de gravar esse vídeo aí em cima explicando sobre a melhor hora para fazer suas publicações nas redes sociais. 

Bem, publicar no horário que sua audiência está disposta a assistir pode garantir mais visualizações simultâneas e quando isso acontece, uma luz acende lá dentro do Youtube.

“Atenção! Atenção! Esse vídeo deve ser bom! Muita gente está acessando ao mesmo tempo! Isso pode significar que esse conteúdo é de interesse de muita gente! Vamos ajudar esse vídeo a ser mais visualizado, vamos botar nos recomendados, colocar na capa do youtube e avisar os seguidores por email!”

Trabalhadores do Youtube

A mesma coisa acontece no Facebook.

E existe uma lógica por trás disso.

Se o Youtube ou o Facebook percebem que seu conteúdo é de interesse de muitas pessoas, o sistema acredita que, sugerindo esse conteúdo para mais pessoas, mais pessoas assistirão e assim ficarão mais tempo dentro da rede.

Ou seja, não é por que o Youtube e o Facebook são bonzinhos com você. É por que você está dando o que é de interesse deles.

A audiência.

Audiência vidrada em você, querendo lhe assistir mais e mais!

E assim a audiência vai ficando, ficando e dedicando suas horas dentro do Youtube. E quanto mais horas a audiência fica, mais espaços publicitários são mostrados. Então se você entender essa lógica poderá tirar proveito dela e assim ser catapultado para o mundo dos canais bem visualizados.

Entendeu porque é importante publicar na hora que o seu público está disposto a assistir você? 

Então como você descobre o melhor horário para publicar seu conteúdo?

Uns dizem pra publicar de tarde, outros de manhã, falam que a segunda é melhor e outros falam que é na quinta. Mas nada disso é verdade, sabe por quê?

Por que isso vai depender do seu público.

Se você fala de viagens, provavelmente o melhor dia para publicar seja no fim de semana. Pois as pessoas durante a semana só pensam no trabalho e são nos fins de semana que elas param para pensar na viagem das próximas férias. Não é a toa que as empresas aéreas escolheram o fim de semana para fazer suas campanhas e promoções.

Já se você fala para um público zen, que curte uma meditação e acorda às 5 da manhã, pode ter certeza que seu vídeo publicado às 23 horas não vai ter audiência nenhuma. Já se for publicado as 6 da manhã a audiência vai ser bem maior.

“Ah! Bruno mas se eu publicar às 23h, não tem problema, quando chegar às 6h da manhã o pessoal assistirá.”

Aí que está o problema. Lembra do alarme tocando no Youtube?

Se você publica e na primeira hora ninguém assiste, mesmo o Youtube notificando seus inscritos, o Youtube vai interpretar da seguinte maneira

“Ih… ninguém quer saber desse vídeo. A gente avisou os inscritos do cara até por email e ninguém entrou pra assistir! Então esse video não deve prestar. Vai pro limbo!”.

E pronto, vai chegar as 6 da manhã e por conta do video ter sido considerado irrelevante, não vai pra capa do youtube e não vai ser recomendado pra ninguém, porque o youtube não percebeu ninguém interessado logo que o vídeo foi publicado.

Entendeu agora?

Pois eu vou mostrar como é que eu analiso o horário de pico do meu público pra você conseguir achar o horário de pico do seu também.

1. Se você tiver um blog, veja no gráfico de visitas do seu site quais são os horários de pico de visitas.  Isso já vai lhe dar uma boa ideia do comportamento do seu público.

2. O mesmo você pode fazer no gráfico de audiência do seu canal. Claro que quando você publica um vídeo o gráfico irá mostrar um pico de audiência, já que o Youtube acaba notificando seus inscritos. Então o que você faz? Fique uma semana sem publicar vídeos para que você possa verificar a que horas ocorrem os acessos aos seus videos e em quais dias da semana o número de acessos é maior. Se você tiver um canal sobre venda de imóveis por exemplo, acredito você deverá ter um volume maior no fim de semana pois normalmente as pessoas procuram casas pra morar quando tem mais tempo, ou seja, no fim de semana e não durante a semana que estão ocupadas com o trabalho.

3. Na sua fanpage do Facebook também é possível ver gráficos de dias e horas clicando em informações no seu gerenciador. Mas só em fanpage. Em perfil pessoal não dá.

4. E se você não tiver ainda um blog, canal no youtube ou fanpage no facebook? Aí não tem jeito, você precisa primeiro criar conteúdo e realizar testes. Depois de um tempo você terá dados suficientes para saber com mais precisão qual o melhor dia e hora para publicar.

E foi analisando esses dados que me motivou a fazer um teste, publicando agora às 10 horas.

Aproveita e diga pra mim aqui nos comentários quais os dias que você mais acessa as redes sociais e em que hora normalmente você acessar? Gostou desse novo horário? Comenta aí pra mim!

Portanto caro amigo, fique ligado pois às 10 horas vou aparecer com vídeo novo. E pra você não perder a hora, basta se inscrever no meu canal e assim ser notificado sempre que eu publicar um novo vídeo.

Abraços Notáveis!

 

brunoavila

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduado em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade, Marketing e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 15 mil alunos. Bruno é autor dos livros "As 8 Estratégias para Ser Notável" e "Como Ganhar Dinheiro com Cursos Online".

Veja todos os posts

Taca o Dedo e Comenta Aí!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *