Caro amigo servidor público. Está cansado da mesma rotina de trabalho? Almeja novos horizontes? Quer encarar novos desafios? E ainda ser bem remunerado por isso sem precisar largar a sua função pública?

– Siiiim!

Ok. ok… agora você provavelmente chegou nesse vídeo porquê tem dúvida se a lei permite você abrir uma empresa. Uma empresa de treinamentos online, por exemplo?

– Siiiim!

Pois então lá vai minha resposta a sua dúvida. Se você acha que servidor público não pode ter empresa a sua resposta está

Eeeeeeeeeeeeeeeeee…

Eeeeeeeeeeeeeeeeee…

Errada!!!

Sim, servidor público pode ter empresa. E ainda por cima ser sócio majoritário tendo 99% do negócio.

Basta dar uma olhada na lei 8112 de 1990, que rege o funcionalismo público. Olha lá a parte das proibições:

Lei 8112 de 11/12/1990

Das Proibições

X –  participar de gerência ou administração de sociedade privada

 

– Ué Bruno, olha aí, tá dizendo que é proibido…

Não, não está dizendo isso. Está dizendo que é proibido você gerenciar e administrar a empresa, mas não é proibido ser sócio de uma empresa privada. A ideia dessa lei é que você não exerça outra atividade que comprometa as horas de atividade que você desempenha todo dia no funcionalismo público.

Só que essa lei foi escrita em 1990. Em 1990 não existia internet no Brasil e o sucesso que tocava nas rádios era Tieta de Luiz Caldas.

Naquela época só existia uma maneira de você administrar uma empresa: estando dentro da empresa em horário comercial. Pra assinar pela empresa e fazer reuniões só tinha uma forma: estar presencialmente lá.

Era essa a realidade do Brasil naquela época. Hoje não. Hoje você pode ter uma empresa de treinamentos online e cuidar dela a noite quando chegar em casa. Se você tiver colaboradores poderá fazer uma videoconferência usando o celular na hora do almoço. E seus treinamentos e cursos poderão ser gravados na sua hora de folga e você poderá publicar e deixar vendendo de forma automática pela internet, sem a necessidade de sua presença. Tudo online.

Agora, o que você não pode?

Ser microempreendedor individual ou ter uma empresa sem sociedade.

Porquê senão será interpretado que você, por não ter sócio, é o único dono do negócio e ninguém além de você pode assinar pela empresa. Isso caracterizaria que você é o único administrador da empresa e isso não pode. Por isso a necessidade de um sócio, mesmo que tenha 1% do negócio, para que ele possa assinar pela empresa quando você estiver dedicado ao funcionalismo público.

Resumindo, você pode ter uma empresa de cursos online, criar e vender seus cursos sem a necessidade de abandonar o serviço público e sem correr risco de exoneração.

E sinceramente: eu considero o perfil do funcionário público o melhor perfil para empreender na internet com cursos online. Porquê? Porque você já tem estabilidade financeira e tempo certo para sair do trabalho. Organizar as suas horas e se dedicar a um novo negócio na internet, sem se preocupar com as contas no final do mês, é o sonho de muito empreendedor iniciante. E você tem essa maravilhosa condição e ainda não tirou proveito disso.

E depois dessa excelente notícia, você deve estar saltitante de felicidade mas logo virá a segunda dúvida: como é que eu começo, Bruno?

Você pode começar por esse ebook aqui, “Como ganhar dinheiro com cursos online”.

Nele falo como alcancei o sucesso com minha empresa de treinamentos, mesmo desempenhando uma outra atividade remunerada. Hoje sou empresário nesse segmento vendendo um material cada vez mais valioso: o conhecimento. E tenho certeza que esse bem precioso você tem, e muito, aí dentro da sua cabeça.

 

brunoavila

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduado em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade, Marketing e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 15 mil alunos. Bruno é autor dos livros "As 8 Estratégias para Ser Notável" e "Como Ganhar Dinheiro com Cursos Online".

Veja todos os posts

Taca o Dedo e Comenta Aí!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *